No ambiente corporativo, a cobrança por resultados é permanente. Líderes costumam ter como um dos grandes desafios motivar seus colaboradores para manterem uma boa performance no trabalho. O problema é que nem sempre o engajamento é constante. Como acabar, ou pelo menos diminuir, com os chamados picos de desmotivação?

Ao longo de minha carreira, percebi como os ensinamentos que aprendi nas piscinas podem ser aplicados em outras esferas. Aspectos como comprometimento e busca pela excelência permeiam a carreira de um atleta e devem fazer parte também da rotina empresarial. Acredito que o esporte tem muito a ensinar em relação à performance no trabalho. Somente pessoas verdadeiramente comprometidas são capazes de entregar grandes resultados.

A armadilha da desmotivação

Em diferentes áreas de atuação, há profissionais que não conseguem manter o foco em seu grau mais elevado. Por vezes, sua performance é excepcional, mas depois de alguns dias ocorre uma queda acentuada.

A desmotivação pode surgir em diferentes situações e deve ser combatida para manter um alto padrão de resultados. Por isso, dentre os desafios de líderes empresariais, ajudar a elevar a motivação de seus colaboradores está entre os principais.

Quando a repetição desmotiva

A rotina do dia a dia impõe às pessoas movimentos repetitivos que podem se tornar cansativos e monótonos. É compreensível que as pessoas percam fôlego antes da chegada, pois seu corpo começa a se queixar.

Muitos colaboradores não encontram a motivação necessária para manter o foco e fazer todas as repetições que sua função lhe impõe. Qual é a perspectiva de evolução? Como obter resultados superiores sob o ponto de vista individual e coletivo?

O que diferencia um campeão é a consciência de que a dedicação àquela atividade irá melhorar a sua performance.

Disciplina para a repetição

Na natação, a repetição é algo inseparável da rotina do atleta. Você pode imaginar quantas vezes eu bati o braço na água para atingir a performance necessária para meus melhores resultados. O treinamento é intenso e repetitivo, mas o resultado que paira no horizonte compensa todo o sacrifício.

Para que você e sua equipe possam entregar resultados, também é necessário haver muita repetição. Porém, os colaboradores devem manter a disciplina e a persistência para não entrar na zona de conforto.

O foco precisa estar sempre na busca por uma performance superior. Cada pessoa deve compreender que repetir movimentos tem uma razão de ser. A cada vez que o movimento é realizado novamente, o resultado atingido mais à frente será aperfeiçoado.

Durante minha carreira, sempre compreendi a necessidade de repetição como uma forma de evoluir. A cada treinamento, eu sabia que ali poderia estar o centésimo de segundo que estava buscando.

O que motiva você e sua equipe?

Como eu me dedicava a cada treinamento e encarava aquela rotina dura diariamente? Motivação. Pessoas motivadas têm muito mais condições de se manterem disciplinadas e focadas em grandes objetivos.

Cada um encontra sua motivação em algo diferente. Não existe uma fórmula matemática para se motivar. Ainda assim, o gestor de equipes tem condições de fomentar esse espírito vencedor em seus colaboradores.

As conquistas que obtive em minha carreira me ajudaram a transportar as lições do esporte para as empresas que administro. Muito do que o esporte ensina deve servir de inspiração para líderes que buscam elevar o nível de seu time.

Desenvolva a atitude de campeão em sua empresa

Foco e motivação para conquistar objetivos são ingredientes fundamentais do sucesso. Existem algumas maneiras de desenvolver isso em sua equipe, e o esporte tem muito a ensinar nesse sentido.

A alta performance no trabalho começa com algumas lições que aprendi nas piscinas. Se você almeja resultados superiores, o momento é de buscar caminhos para elevar o foco de seus colaboradores.

Conheça agora mesmo minha palestra Atitude de Campeão.