Gustavo Borges
Atleta Olímpico e Empreendedor

Quantas vezes você, Empreendedor ou Empresário, por
conta de um Erro Bobo, deixou escapar um
Excelente Cliente?

Responda a essa pergunta, mesmo que apenas mentalmente,
e acompanhe o meu raciocínio...

É quase incalculável o número de desafios enfrentados diariamente por Gestores, Empreendedores e Empresários em negócios de todos os portes e segmentos no Brasil, não é verdade?

Eles vão desde a contratação de equipe, compra e manutenção de equipamentos, elaboração de contratos, quitação de impostos e construção de parcerias até o Relacionamento com o Cliente e a Entrega do serviço ou produto final.

É uma jornada longa e cheia de armadilhas que demanda da gente muita atenção, principalmente nos dois últimos pontos citados na nossa extensa lista de obrigações: Relacionamento com o Cliente e Entrega.

Segundo Philip Kotler, referência mundial no tema Marketing e Negócios, Conquistar um Novo Cliente chega a ser de 5 a 7 Vezes Mais Caro do que Manter um Antigo.

O problema é que, por uma série de fatores sendo a crise econômica do pais um dos mais relevantes —, boa parte de nós liga o Alerta Vermelho nas nossas empresas e intensifica o esforço de captação de novos negócios, quando poderíamos tirar proveito muito maior de uma atuação focada no fortalecimento e expansão da nossa carteira atual.


Se você continuar negligenciando seus clientes,
seu negócio não terá vida longa, ponto.

Eu sei o quanto é duro dizer isso, mas, se Você e o Seu Time não abrirem os olhos e começarem a dar o seu melhor para as empresas que acreditaram na sua proposta de trabalho no passado, o futuro do seu empreendimento será, no melhor dos casos, incerto.

Eu também sei o quanto é difícil admitir que estamos cometendo um erro tão bobo, principalmente quando superamos tantos obstáculos e chegamos tão longe na nossa trajetória empreendedora.

Mas a verdade é que, se queremos avançar para o próximo nível de realização e continuar crescendo de forma saudável, precisamos mudar a forma como dividimos o nosso tempo entre Clientes e Prospectos.

Comece a olhar de
dentro para fora!

Independente do seu modelo de negócio ou segmento de atuação, existem 4 Perfis ou Estados de Cliente nos quais você precisa estar atento a todo momento.

Mas calma, eu não estou falando a respeito de perfil de compra ou características geográficas/demográficas do seu público.

Os 4 Perfis que vou descrever aqui estão relacionados à forma como Você e os seus Colaboradores lidam com a sua carteira, e não como ela lida com Você e os seus Colaboradores.

Conhecendo estes perfis, você poderá analisar seus clientes e desenhar uma estratégia personalizada para cada um deles, antecipando problemas desnecessários e fortalecendo os dois pilares que citamos no início da nossa conversa: Relacionamento com o Cliente e Entrega.

Então vamos lá!

1 - O Paciente: baixo nível de entrega, baixo nível de relacionamento.

Este é o perfil que vai demandar mais atenção sua e da sua equipe , para evitar que o cliente deixe de utilizar o produto ou mesmo que rescinda um contrato de prestação de serviço.

Faça um mapeamento dos seus clientes, identifique os Pacientes e trace um plano de ação simples e prático para os próximos 7 dias.

2 - O Freguês: baixo nível de entrega, relacionamento de qualidade.

Você provavelmente se lembra de alguma empresa que o manteve fiel por muito tempo simplesmente porque o atendimento era cordial.

Talvez um salão de beleza ou até mesmo um restaurante ou lanchonete.

O problema deste perfil é que, em um piscar de olhos, um concorrente que supra minimamente as necessidades do cliente colocará a sua relação comercial em risco.

Identifique de 3 a 5 pontos de melhoria na sua entrega (produto ou serviço) e comece a implementar essas melhorias antes que seja tarde.

3 - O Comprador: alto nível de entrega, baixo relacionamento.

Diferente do que pode parecer, não existe uma diferença substancial entre o perfil Freguês e o perfil Comprador.

Um bom produto ou serviço oferecido em conjunto com um atendimento frio e impessoal também é um risco para o seu negócio.

Observe, por exemplo, uma farmácia.

As chances de você adiar a compra de um medicamento porque está longe da farmácia que costuma frequentar são muito pequenas e parte disso se deve a dois fatores: alto grau de similaridade do produto e baixo nível de relacionamento.

Sendo assim, se identificar Compradores entre os seus clientes, reveja a sua estratégia de atendimento.

4 - O Cliente: excelente entrega e relacionamento de qualidade.

Este é o perfil que todo empreendedor almeja atingir dentro da sua carteira de clientes, satisfação na entrega e relacionamento forte.

Se está nessa fase com 1 ou mais dos seus clientes, busque identificar o que tornou essa relação possível de modo que cada ação possa ser replicada com facilidade pela sua equipe.

Analisando de forma honesta e cuidadosa cada caso, você será capaz de desenhar um mapa que o guiará na direção do crescimento.

A partir de agora, você confere o que eu preparei para ajudar você e a sua equipe a internalizar cada um desses fundamentos e aplicar no dia a dia do seu negócio, fazendo assim com que ele cresça de forma saudável e consistente.

Palestra: Desafios do Empreendedor

Agora que você entendeu a importância de Fortalecer o Relacionamento e Melhorar a Entrega do seu produto ou serviço para a sua carteira de clientes atual, deixa eu te explicar como posso, pessoalmente, ajudá-lo a dar o próximo passo rumo à excelência.

Eu quero te apresentar a Palestra Desafios do Empreendedor, desenvolvida com base na soma entre a minha Carreira de Sucesso na Piscina e os mais de 15 Anos de Experiência como Empreendedor.

Durante a apresentação desse conteúdo, além de reforçar os conceitos apresentados aqui, Compartilho Desafios que tive que superar para chegar até onde cheguei, e ensino algumas das ferramentas que utilizo diariamente para manter os meus negócios saudáveis e lucrativos.

Abaixo, você confere as fases do processo de personalização da Palestra Desafios do Empreendedor:

  • Análise de cenário e perfil da empresa/equipe;
  • Definição de abordagem e pontos críticos a trabalhar;
  • Alinhamento do plano e realização da palestra.

Se você é um Empreendedor ou Empresário e Precisa
Transmitir Esta Mensagem para a Sua Equipe...

Preencha o Nosso Formulário de Interesse!

Agora é com você…

No final dessa página, eu disponibilizo um Formulário de Interesse. Basta preencher com atenção e, ao final, clicar no botão “enviar”.

Após o recebimento dos teus dados, vamos avaliar o perfil do teu negócio e dos teus colaboradores e, só então, entraremos em contato para dar andamento aos demais detalhes da palestra.

Lembre-se: ou você e o seu time começam a mudar a forma como lidam com o atendimento ao cliente e a entrega do seu produto ou serviço, ou o seu negócio correrá sérios riscos de não se sustentar por muito tempo.

Então é isso, basta rolar a página e preencher atentamente os campos do formulário.

Um abraço, muito sucesso e até breve.

Diretamente do escritório do Gustavo Borges
Rua Afonso Braz, Vila Nova Conceição - São Paulo (SP)
Agosto de 2018

Formulário de Interesse:

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